Notícias


Atualidade

Quatro anos da Rota dos Geossítios do Arouca Geopark

25/07/2019
Merchandising

A Rota dos Geossítios celebra o seu quarto aniversário, com o reforço da sinalética rodoviária e o lançamento de novos ímans, desenvolvidos pela artesã arouquense Isabel Freire (Oficina ID), alusivos à Rota.

 

Foi a 25 de julho de 2015 que AGA – Associação Geoparque Arouca lançou a Rota dos Geossítios do Arouca Geopark, um novo produto turístico para este território classificado pela UNESCO. A rota, que se encontra devidamente sinalizada, integra 31 geossítios do Arouca Geopark e é composta por 3 itinerários: itinerários A «Freita: a serra encantada», B «Pelas minas e recantos desconhecidos do Paiva» e C «Paiva: o vale surpreendente». Para suporte à visita, encontra-se ainda disponível a publicação «Guia da Rota dos Geossítios do Arouca Geopark», organizando-se também, todos os anos, o Programa anual Rota dos Geossítios Interpretada, que consta de diversas visitas interpretadas pelos três itinerários.

 

Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e da Câmara Municipal de Arouca, não hesita, quando se trata de assumir que «foi uma aposta ganha a criação deste novo produto turístico (Rota dos Geossítios). Com a Rota dos Geossítios, o Arouca Geopark conseguiu aproximar o público geral, de um património, que até à data, era mais procurado por professores, investigadores e cientistas, permitindo, assim, que o conhecimento chegasse mais longe».

 

Passados quatro anos, desde o seu lançamento, muitas são as atividades que a AGA têm dinamizado em torno da Rota dos Geossítios, de que são exemplo as cinco edições das visitas interpretadas a esta Rota, nas quais já participaram cerca de 700 pessoas. Esta rota, também, inspirou os parceiros da AGA na criação de novos produtos, nomeadamente, merchandising, que se encontra disponível para venda na Casa das Pedras Parideiras – centro de interpretação, e na Loja Interativa de Turismo. Atualmente, a AGA está a promover, na sua página de Facebook, quatro sorteios dos novos ímans/ magnéticos da Rota dos geossítios, em parceria com a Oficina ID.

mais notícias

Dia mundial do ambiente
05/06/2019
Dia Mundial do Ambiente - Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO
Saber mais
Geonatura
24/05/2019
«Arouca está na moda, porque Arouca faz»
Saber mais
29.jpg
22/05/2019
Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis debatidos no Arouca Geopark, durante 3 dias
Saber mais
7 maravilhas doces de portugal
08/05/2019
Dois doces arouquenses finalistas nas 7 maravilhas
Saber mais
passadicos do paiva
08/05/2019
Passadiços do Paiva com novos preços para a época alta
Saber mais
World Travel Awards
18/04/2019
Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards
Saber mais
Kit de desenho
17/12/2018
Neste Natal ofereça o Diário de Natureza - Rio Paiva
Saber mais
Passadiços do Paiva
28/09/2018
PASSADIÇOS DO PAIVA NOMEADOS A NÍVEL MUNDIAL PARA ‘MELHOR PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURISTICO’ e ‘ATRAÇÃO TURÍSTICA DE AVENTURA’
Arouca
Saber mais
Circuitos e horários Feira das Colheitas 2018
15/09/2018
TRANSFER DE AUTOCARRO GRATUITO NO SÁBADO E DOMINGO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mais
Feira das Colheitas 2018
14/09/2018
CONHEÇA O PROGRAMA COMPLETO DA 74.ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mais
Votação
14/09/2018
AROUCA CONSEGUE DOAÇÕES DE REDE DA UNESCO PARA MUSEU DESTRUÍDO NO RIO DE JANEIRO
Saber mais
Zhangjiajie
12/09/2018
Arouca Geopark alarga parceria com assinatura de acordo de cooperação com geoparque chinês
Saber mais