Noticias


Actualidad

A Ciência ao serviço da Paz e Desenvolvimento em destaque nos Geoparques Portugueses

10/11/2023
mesa redonda

No Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento (10 de novembro), os Geoparques Portugueses Mundiais da UNESCO reforçaram o seu forte sentido de compromisso e responsabilidade com este tema. Por esse motivo, realizou-se a mesa-redonda «Contributos dos Geoparques Mundiais da UNESCO para a Paz, a Cooperação e o Desenvolvimentos dos Territórios», na escola-sede do Agrupamento de Escolas de Arouca.

A sessão de abertura contou com a presença de Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca e da Direção da AGA – Associação Geoparque Arouca e de Amélia Rodrigues, Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca. Os protagonistas da mesa-redonda foram Daniela Rocha, do Arouca Geopark; Joana Rodrigues, do Geopark Naturtejo; Antónia Morais, do Geopark Terras de Cavaleiros e Miguel Silva, do aspirante Geoparque Oeste, tendo a moderação ficado a cargo de Artur Sá, Chair Holder da Cátedra UNESCO «Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis».

Na mesa-redonda foram discutidos diversos assuntos relacionados com os múltiplos conflitos, o crescente radicalismo e a tensão dos discursos que caracterizam o mundo atual e foi enfatizada a urgência do compromisso destes territórios com o desenvolvimento de uma cultura de paz. A ciência e a educação desempenham um papel fundamental nesse processo.

Daniela Rocha destacou que «todos os geoparques têm dinamizado um conjunto de iniciativas que contribuem para essa premissa, através da educação, com inúmeros projetos e programas educativos, desenvolvidos com escolas nacionais e internacionais», acrescentando que, «no caso do Arouca Geopark, a geoeducação sempre foi uma prioridade». 

Estiveram presentes alunos e professores da Escola Secundária de Arouca e do projeto ERASMUS+ «EU maze for sustainability» que partilharam a sua experiência de participação no projeto, bem como o trabalho de cooperação que têm realizado com o Geopark de Lesvos (Grécia).

Na parte da tarde, foram apresentados diversos projetos educativos do Arouca Geopark, como o «Rios con(Vida)», o projeto de ciência cidadã «Biodiversidade do Arouca Geopark» e o «Ilustra a tua Escola», com visita ao Polo Escolar do Burgo, também conhecido como Polo Geoparqueano.

más noticias

Aniversário CPP
03/11/2023
Casa das Pedras Parideiras celebra 11 anos com exibições gratuitas do documentário infantil «A história do Homem no Arouca Geopark»
Saber mas
Ponte suspensa Vau
31/10/2023
Votações abertas para eleger os Passadiços do Paiva como Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo 2023
Saber mas
SE Roteiro de Minas
16/10/2023
“Serviços Educativos e visitas Escolares” dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal 2023-2024
Saber mas
Sessão Desastres Naturais
13/10/2023
Geoparques Portugueses unidos na redução de riscos de catástrofes naturais
Saber mas
Vietnam
15/09/2023
Arouca Geopark assina memorando de entendimento com geoparque vietnamita
Saber mas
Seridó
14/09/2023
Delegação do Geoparque Seridó em visita ao Arouca Geopark
Saber mas
m
13/09/2023
Arouca Geopark marcou presença na Conferência Internacional de Geoparques em Marrocos
Saber mas
Voluntariado no Arouca Geopark
10/07/2023
Voluntariado no Arouca Geopark
Saber mas
wta2023
03/07/2023
Passadiços do Paiva procuram juntar mais 3 óscares do turismo ao seu palmarés de prémios
Saber mas
Fam Trip - AECA 2023.jpg
22/06/2023
Empresários da região visitam o Arouca Geopark
Saber mas
Geoparque Uberaba
15/06/2023
Arouca Geopark acolheu comitiva do aspirante Geoparque Uberaba
Saber mas
Geobox
09/06/2023
Geobox reúne oferta turística do Arouca Geopark
Saber mas