Present
Foi há cerca de um ano que embarcámos na aventura da descoberta e da partilha de tudo o que nos rodeia, o nosso meio ambiente. Hoje, 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, destacamos o alcance e impacte do projeto Ciência Cidadã, no qual os cidadãos são desafiados a registar e partilhar a biodiversidade do Arouca Geopark.
O envolvimento das pessoas é o fator chave para o sucesso, e a salvaguarda e conservação da natureza não são exceção. Em 1968, Baba Dioum, engenheiro florestal senegalês, afirmou que «no final conservamos apenas aquilo que amamos. Amaremos apenas aquilo que percebemos. Percebemos apenas o que nos ensinaram».
Seguindo este mote, o projeto Ciência Cidadã «Biodiversidade do Arouca Geopark» conta, já, com 5.618 observações de 1407 espécies, realizadas por 111 observadores. «Estes números deixam-nos muito orgulhosos e motivados para continuar o nosso trabalho em prol da biodiversidade. Das espécies observadas, não posso deixar de referir a descoberta e registo de uma planta rara e em perigo de extinção, a Potentilha-dos-Montes (Potentilla montana). Descoberta, essa, que veio reforçar a importância do envolvimento dos cidadãos e o valioso contributo que cada um de nós pode dar pela proteção da biodiversidade» refere Susana Bastos, bióloga da AGA – Associação Geoparque Arouca.
Participe no projeto «Biodiversidade no Arouca Geopark», partilhe as suas observações e contribua para o conhecimento das espécies existentes (autóctones, exóticas e invasoras). Registe-se e partilhe as suas observações na plataforma Biodiversity4all, em https://www.biodiversity4all.org/projects/biodiversidade-do-arouca-geopark .
Participe, também, no evento «12meses 12 temas», que integra webinars e saídas de campo, que permitem o contacto com especialistas de diversas áreas temáticas e o conhecimento detalhado da diversidade biológica existente no Arouca Geopark.
Estas iniciativas pretendem informar a sociedade o melhor possível, potenciando o sentido de pertença ao património natural e, consequentemente, a sua salvaguarda e conservação, para que juntos, trabalhemos em prol da sustentabilidade ambiental do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.