Notícias


Atualidade

«Radar do Tempo» assinala Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento

10/11/2020
1

Assinala-se hoje, 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, uma iniciativa da UNESCO, que «destaca o importante papel da ciência na sociedade e a necessidade de envolver o público em geral em debates sobre questões científicas emergentes, bem como a importância e relevância da ciência no nosso dia-a-dia».

O Arouca Geopark assinala a data, este ano com foco na «Ciência para e com a Sociedade», com o Kit «Radar do Tempo», um conjunto de 14 ímans representativos dos diferentes estados do tempo e que permitirá, de forma divertida e em contexto familiar, observar o mundo exterior, mesmo a partir da nossa janela, e identificar o estado do tempo diariamente. Uma tarefa também realizada pelo Radar Meteorológico de Arouca (RMA), onde se localiza o geossítio «Panorâmica da Costa da Castanheira. Conhecer os diferentes estados do tempo é fundamental na compreensão do mundo que nos rodeia facto que, aliado à utilização do Kit «Radar do Tempo», poderá estimular à exploração de outros temas e conceitos como o ciclo da água ou as alterações climáticas, entre outros, questões prementes dos nossos tempos e que fazem parte da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

O rastreio do Radar Meteorológico de Arouca, infraestrutura do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), permite a deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicas de tempo severo, como a chuva e o vento forte, o granizo ou até tornados, eventos com forte impacto na salvaguarda de vidas e bens e em variadíssimas atividades socioeconómicas. Estes são conteúdos abordados nas visitas educativas e científicas ao Piso Panorâmico do Radar (atualmente com visitas suspensas devido à pandemia COVID-19), de onde é possível observar várias serras de Portugal, cidades da região norte ou o Oceano Atlântico.

O Kit «Radar do Tempo» tem um custo de 7€ e poderá adquiri-lo na Casa das Pedras Parideiras, Loja Interativa de Turismo de Arouca ou recebe-lo comodamente em sua casa. Para tal poderá contactar-nos através do email pedrasparideiras@aroucageopark.pt ou mensagem através das Redes Sociais da Casa das Pedras Parideiras. 

mais notícias

Manuel Valério
10/11/2020
Nota de Pesar pelo falecimento de Manuel Valério
Saber mais
Aniversário da Casa das Pedras Parideiras (28 of 35) (2).jpg
03/11/2020
Casa das Pedras Parideiras celebra 9º aniversário
Saber mais
1.jpg
03/11/2020
Casa das Pedras Parideiras celebra o seu 8º aniversário com jogos didáticos
Saber mais
aro
24/10/2020
Arouca Agrícola conquista mais um prémio
Saber mais
Código de conduta
16/10/2020
Código de conduta e boas práticas dos geoparques portugueses
Saber mais
GGDD20.jpg
06/10/2020
Arouca Geopark é um dos 100 Destinos mais Sustentáveis do Mundo
Saber mais
Passadiços do Paiva
31/07/2020
Passadiços do Paiva nomeados para os World Travel Awards
Saber mais
Feira das Colheitas
30/07/2020
Edição 2020 da Feira das Colheitas cancelada
Saber mais
Arouca Agrícola
28/07/2020
Arouca Agrícola incentiva a melhores práticas agrícolas em prol do meio ambiente
Saber mais
Frecha da Mizarela
12/06/2020
Alojamento em Arouca com taxa de ocupação a rondar os 100% em semana de feriados
Saber mais
Biodiversidade
04/06/2020
Um novo projeto pelo ambiente e pela biodiversidade
Saber mais
EAGR
25/05/2020
Website da Rota Europeia Atlântica de Geoturismo já está disponível
Saber mais