Notícias


Atualidade

Arouca Geopark assina protocolo de geminação com geoparque mexicano

28/10/2022
AM

Decorreu ontem, 27 de outubro, a assinatura do protocolo de geminação entre o Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e o Mixteca Alta Geoparque Mundial da UNESCO.

 O encontro entre as duas delegações decorreu à margem da comemoração dos sessenta anos da União Internacional das Ciências Geológicas que teve lugar no território do geoparque Costa Vasca, em Zumaia, Espanha.

 Em representação do Arouca Geopark esteve Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal e presidente da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, a coordenadora executiva da AGA, Daniela Rocha e o coordenador científico, Artur Sá.

 Este acordo de colaboração pretende promover o intercâmbio de experiências de boas práticas e iniciativas comuns nos referidos territórios, no sentido de fortalecer a cooperação bilateral nas áreas da investigação, geoeducação, geoconservação, geoturismo e ciência cidadã.

 “O protocolo firmado entre o Arouca Geopark e o Mixteca Alta Geopark resultará em oportunidades mutuamente estratégicas, que permitirão o estreitar de laços entre as comunidades e as entidades dos dois territórios. Os programas de trabalho de cooperação que vamos desenvolver encorajarão outros contactos e promoverão o intercâmbio de conhecimento nas diversas áreas de atuação dos geoparques”, afirma Margarida Belém.

 O Mixteca Alta Geoparque Mundial da UNESCO, situado no estado de Oaxaca, no México, tem classificados 35 geossítios e, para além do seu excecional património geológico, alberga no seu território locais de grande interesse cultural.

 

mais notícias

Museu
25/10/2022
Trilobites gigantes de Canelas reconhecidas entre os primeiros cem geossítios do mundo pela União Internacional das Ciências Geológicas
A União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) reconheceu as Trilobites Gigantes do Ordovicico Médio da pedreira de Canelas entre os primeiros cem geossítios com elevada relevância mundial. A certificação será entregue numa cerimónia organizada pelo Geoparque da Costa Basca Geoparque Mundial da UNESCO, em Zumaia, Espanha, no próximo dia 27 de outubro.
Saber mais
SE
18/10/2022
“Serviços Educativos e visitas Escolares” dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
Saber mais
pp
02/10/2022
Passadiços do Paiva eleitos a Melhor Atração Turística e Melhor Atração de Turismo Aventura da Europa
Saber mais
GD
01/10/2022
Arouca Geopark integram lista TOP 100 dos Destinos Mais Sustentáveis do Mundo
Saber mais
P
04/08/2022
Passadiços do Paiva nomeados para os World Travel Awards
Saber mais
Radar
15/07/2022
Reabertura do Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca
O 10º piso do Radar Meteorológico de Arouca volta a estar disponível para visita, entre 15 de julho e 15 de setembro de 2022.
Saber mais
Pedras
15/06/2022
Pedras Parideiras classificadas como Monumento Natural Local
Saber mais
Default
23/05/2022
Arouca Geopark acolhe Encontro de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal
Saber mais
A
26/04/2022
Cogumelos em estudo no Arouca Geopark
Saber mais
CV
05/04/2022
Arouca Geopark renova “cartão verde” da UNESCO
Saber mais
BTL
25/03/2022
Arouca Geopark marcou presença na maior feira de turismo do país
Saber mais
Dia Mulher
08/03/2022
Dia Internacional da Mulher 2022
Mensagem de Audrey Azoulay - Diretora Geral da UNESCO
Saber mais