Notícias


Atualidade

Arouca Agrícola incentiva a melhores práticas agrícolas em prol do meio ambiente

28/07/2020
Arouca Agrícola

O projeto Arouca Agrícola tem nas suas várias vertentes a preocupação com a sustentabilidade dos modos de produção no concelho. Desta forma, nos últimos meses, tem sido feito um acompanhamento técnico, que vai de encontro a uma consciencialização dos produtores locais em adquirir práticas agrícolas mais sustentáveis para o território, sendo o Modo de Produção Biológico aquele que se enquadra nesta estratégia. Os princípios desta forma de produzir têm por base a preservação e utilização da natureza e biodiversidade a favor das culturas, isto é, criar uma harmonia entre a fauna e a flora existentes e o cultivo agrícola.

 

No âmbito da estratégia para a agricultura biológica do Arouca Agrícola decorrem semanalmente sessões de formação teóricas e práticas, integradas no módulo de formação de Modo de Produção Biológica, que pretende capacitar os produtores pertencentes ao projeto. Integrada nesta formação irão ainda decorrer mais dois módulos cujas temáticas serão Cultura de Hortícolas em Modo de Produção Biológico e Cultura de Pomares em Modo de Produção Biológico.

 

Para além da formação contínua que decorre semanalmente em parceria com a Associação Florestal entre Douro e Vouga (AFeDV), ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e Estado Português, foi dinamizada uma ação de sensibilização complementar sobre Gestão de Pragas e Doenças em Modo de Produção Biológico, que decorreu de uma parceria entre o CLDS 4G AroucaInclui – ADRIMAG e o projeto Arouca Agrícola – Arouca Geopark. Ainda no âmbito desta parceria, com o intuito de partilhar novas realidades no setor agrícola, estão previstas outras ações complementares, entre as quais se destaca uma visita técnica a quintas em Modo de Produção Biológico no concelho de São Pedro do Sul. Este ciclo de formações tem sido dinamizado por Ana Lopes e António Strecht, engenheiros agrónomos, com uma vasta experiência em agricultura biológica

mais notícias

Frecha da Mizarela
12/06/2020
Alojamento em Arouca com taxa de ocupação a rondar os 100% em semana de feriados
Saber mais
Biodiversidade
04/06/2020
Um novo projeto pelo ambiente e pela biodiversidade
Saber mais
EAGR
25/05/2020
Website da Rota Europeia Atlântica de Geoturismo já está disponível
Saber mais
Arouca Geopark
23/05/2020
AGA: reabertura de equipamentos e espaços
Saber mais
vaca-loura
22/05/2020
Embaixadores da Vaca-loura
Saber mais
museus_unidadesinterpretativas.jpg
18/05/2020
Museu de Arte Sacra reabriu ao público
Saber mais
Detrelo da Malhada
03/05/2020
Geossítio do Detrelo da Malhada, na Freita, vandalizado
Saber mais
menos plástico, mais vida
30/04/2020
Vídeo educativo aproxima problemáticas do território aos alunos
Saber mais
RMA
29/04/2020
Alunos Universitários Conhecem o Radar Meteorológico de Arouca em Tempos de Pandemia
Saber mais
Geoturismo
22/04/2020
Dia Mundial da Terra 2020 (O Dia da Nossa Casa Comum)
Saber mais
Visita educativa aos Passadiços do Paiva
18/04/2020
Arouca Geopark disponibiliza Recursos Online
Saber mais
A Espia
08/04/2020
Rio de Frades é um dos cenários da série da RTP «A Espia»
Saber mais