Notícias


Atualidade

Alunos Universitários Conhecem o Radar Meteorológico de Arouca em Tempos de Pandemia

29/04/2020
RMA

Nas últimas semanas, a COVID-19 trouxe profundas alterações ao dia-a-dia e funcionamento das instituições. Neste sentido, as visitas ao Piso Panorâmico – da torre do Radar Meteorológico de Arouca (RMA) não foram exceção tendo, por conseguinte, de ser reagendadas ou canceladas. As escolas e universidades são um dos públicos frequentes nesta infraestrutura que recebeu, desde a sua abertura, mais de 28.500 visitantes. A comunidade educativa tem para o Arouca Geopark (e vice-versa) uma enorme importância, pelo que continuamos o contacto de proximidade com os professores. Tendo em conta o pouco tempo disponível para as instituições de ensino cumprirem os conteúdos programáticos e, uma vez que os novos tempos exigem novas soluções, os meios digitais tornaram-se ferramentas privilegiadas.

 

Assim, no passado dia 23 de abril decorreu um webinar (seminário online em vídeo) ao vivo, com alunos que frequentam a Unidade Curricular de «Climatologia e Mudanças Globais» do Curso de Engenharia de Ambiente, da Universidade Lusófona do Porto. Numa parceria entre a Associação Geoparque Arouca, AGA, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, foi apresentado a estes alunos o geossítio «Panorâmica da Costa da Castanheira», infraestruturado pelo RMA, orientado pela geóloga da AGA, Alexandra Paz. Já os princípios básicos de funcionamento dos radares e a Rede Nacional de Radares Meteorológicos do IPMA, onde se inclui o RMA, foram apresentados pela meteorologista do IPMA, Tânia Viegas.


O RMA foi inaugurado em fevereiro de 2015, sendo uma ferramenta fundamental para os meteorologistas acompanharem as condições meteorológicas em tempo real e a curto prazo (até cerca de 2 horas), fazendo o chamado «Nowcasting». Este tipo de sensor permite detetar, com maior precisão, estados de tempo severo (chuva e ventos fortes, granizo ou tornados), garantido uma maior segurança das populações perante catástrofes naturais. Adicionalmente, permite a monitorização de plumas de incêndio ou de outras partículas em suspensão na atmosfera.

mais notícias

Geoturismo
22/04/2020
Dia Mundial da Terra 2020 (O Dia da Nossa Casa Comum)
Saber mais
Visita educativa aos Passadiços do Paiva
18/04/2020
Arouca Geopark disponibiliza Recursos Online
Saber mais
A Espia
08/04/2020
Rio de Frades é um dos cenários da série da RTP «A Espia»
Saber mais
Cartaz Geo-Arte
28/03/2020
Geo-Arte | Concurso suspenso
Saber mais
Cando
21/03/2020
COVID-19 | Evitem deslocar-se às nossas aldeias
Saber mais
museu de arte sacra
19/03/2020
COVID-19 | Visitas ao Museu de Arte Sacra suspensas por tempo indeterminado
Saber mais
Logo arouca agricola
16/03/2020
COVID-19 | Arouca Agrícola - Entregas ao domicílio
Saber mais
Logo arouca agricola
13/03/2020
Arouca Agrícola disponibiliza novo serviço de apoio à população
Saber mais
Despacho_Covid-19
12/03/2020
COVID-19 | Serviços, equipamentos e atividades não essenciais da AGA - Associação Geoparque Arouca
Saber mais
Cartaz Geo-Arte
02/03/2020
2.ª Edição do Concurso Geo-Arte
Saber mais
Sra. da Mó
28/02/2020
Projeto de educação ambiental pretende recuperar e proteger a biodiversidade da Senhora da Mó
Saber mais
concurso fotográfico
05/02/2020
Vencedores do concurso fotográfico «Paisagens Naturais do Arouca Geopark
Saber mais