Nouvelles


Actualité

Projeto Arouca Agrícola conquista o 3º lugar do Prémio Manuel António da Mota

28/11/2021
Prémio FMAM

O projeto Arouca Agrícola conquistou hoje, 28 de novembro, o 3º lugar do Prémio Manuel António da Mota, resultado da candidatura da AGA – Associação Geoparque Arouca à 12ª edição deste prémio, sob o lema «Portugal Resiste». Com este prémio a Fundação Manuel António da Mota, distinguiu, nesta edição, as instituições que desenvolvem o seu trabalho no combate às consequências da crise pandémica, mais especificamente, nas áreas da luta contra a pobreza e exclusão social, saúde, educação, emprego, apoio à família, inovação e empreendedorismo social, inclusão, transição digital e tecnológica e transição climática.

 

Para Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e presidente da Câmara Municipal de Arouca, «este prémio reconhece a importância do trabalho que temos vindo a desenvolver em prol dos nossos produtores e do incentivo ao consumo de produtos locais, sustentado no projeto Arouca Agrícola, que foi lançado em 2013 e conta atualmente com perto de uma centena de agricultores arouquenses, tendo promovido junto destes novas práticas agrícolas mais sustentáveis».

 

O Arouca Agrícola é um projeto dinamizado pela AGA, que tem como objetivo principal a criação de um sistema agroalimentar sustentável, através de cadeias de curtas de comercialização, aproximando o produtor do consumidor e diminuindo a pegada ecológica. Tem ainda como propósito incentivar e valorizar a produção agrícola e o consumo local, concretizando o lema: “Produzir Local, Consumir Local”. Surge da estratégia municipal para a melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais), criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola). Atualmente, o Arouca Agrícola escoa, em média, por ano, 16 toneladas de produtos hortofrutícolas e abrange um universo de 65 produtores locais.

 

A Fundação Manuel António da Mota tem como objetivo principal promover, desenvolver e apoiar iniciativas de natureza social e cultural, nas áreas da beneficência, solidariedade social, educação, saúde, ambiente, organização e apoio à atividade artística.

plus de nouvelles

Smartfarmer
25/11/2021
Produtos Geofood do Arouca Geopark integram cabazes de Natal SmartFarmer
Plus
SmartFarmer
22/11/2021
Produtos GEOfood do Arouca Agrícola integram cabazes de Natal SmartFarmer
Plus
trilobite_UNESCO
17/11/2021
UNESCO acolhe exemplar de trilobite do Arouca Geopark
Plus
Catálogo científico
02/11/2021
Porque escolher os Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal para fazer investigação?
Plus
Avaliação 2021
28/10/2021
Arouca Geopark recebe missão de avaliação da UNESCO
Plus
GeoLab
26/10/2021
GeoLab, um novo espaço de ciência do Agrupamento de Escolas de Arouca
Plus
Green Destinations 2021
05/10/2021
Arouca Geopark renova reconhecimento como um dos 100 Destinos Mais Sustentáveis do Mundo
Plus
Broa
07/09/2021
Abertas as inscrições para concurso “A melhor broa caseira”
Plus
Roteiro de minas
06/09/2021
Guia dos Serviços dos Parceiros do Roteiro de Minas
Plus
Guias de Percursos Pedestres
01/09/2021
Curso de Guias de Percursos Pedestres | Inscrições
Plus
𝗔𝗿𝗼𝘂𝗰𝗮 𝗚𝗲𝗼𝗽𝗮𝗿𝗸 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗼𝘀 𝟱 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗲𝘀 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝙞𝙣𝙨𝙩𝙖𝙜𝙧𝙖𝙢𝙖́𝙫𝙚𝙞𝙨
23/08/2021
Arouca Geopark entre os 5 destinos portugueses mais 'instagramáveis'
Plus
Arouquesa vegan
11/08/2021
Arouquesa Vegan é pré-finalista das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia
Plus