Nouvelles


Actualité

Arouca Geopark doa Pedras Parideiras a unidades museológicas portuguesas

03/11/2022
A

No dia em que a Casa das Pedras Parideiras comemora os 10 anos de funcionamento, a AGA – Associação Geoparque Arouca doou dez nódulos de Pedra Parideira a dez unidades museológicas nacionais.

Esta oferta pretende incitar o conhecimento, a investigação, a preservação, a valorização e a promoção deste património geológico, reconhecido pela UNESCO como geossítio de relevância internacional, pelo seu enorme valor científico, educativo e cultural.

As unidades museológicas e/ou interpretativas contempladas com este exemplar foram: Casa dos Fósseis – Geopark Naturtejo, Sala dos Minérios – Geopark Terras de Cavaleiros, Centro de Interpretação do Aspiring Geoparque Oeste, Centro de Interpretação Científico e Ambiental das Grutas da Moeda, Museu Municipal de Sever do Vouga, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu de Geologia Fernando Real - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Museu das Trilobites.

No momento da entrega, estiveram presentes, Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca e da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA, diversos representantes das unidades museológicas e a comunidade da aldeia Castanheira.

“Com esta oferta a dez museus nacionais, queremos reforçar o trabalho de divulgação e valorização que a Casa das Pedras Parideiras tem feito ao longo dos últimos dez anos”, refere Margarida Belém, sublinhando que “esta Casa é muito mais do que um centro de interpretação, é um espaço de combate ao isolamento social das gentes que habitam a aldeia da Castanheira".

A Casa das Pedras Parideiras abriu ao público no dia 3 de novembro de 2012 e, desde então, recebeu mais de 270 mil visitantes, desde jovens estudantes, investigadores e público em geral.

plus de nouvelles

AM
28/10/2022
Arouca Geopark assina protocolo de geminação com geoparque mexicano
Plus
Museu
25/10/2022
Trilobites gigantes de Canelas reconhecidas entre os primeiros cem geossítios do mundo pela União Internacional das Ciências Geológicas
A União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) reconheceu as Trilobites Gigantes do Ordovicico Médio da pedreira de Canelas entre os primeiros cem geossítios com elevada relevância mundial. A certificação será entregue numa cerimónia organizada pelo Geoparque da Costa Basca Geoparque Mundial da UNESCO, em Zumaia, Espanha, no próximo dia 27 de outubro.
Plus
SE
18/10/2022
“Serviços Educativos e visitas Escolares” dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
Plus
pp
02/10/2022
Passadiços do Paiva eleitos a Melhor Atração Turística e Melhor Atração de Turismo Aventura da Europa
Plus
GD
01/10/2022
Arouca Geopark integram lista TOP 100 dos Destinos Mais Sustentáveis do Mundo
Plus
P
04/08/2022
Passadiços do Paiva nomeados para os World Travel Awards
Plus
Radar
15/07/2022
Reabertura do Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca
O 10º piso do Radar Meteorológico de Arouca volta a estar disponível para visita, entre 15 de julho e 15 de setembro de 2022.
Plus
Pedras
15/06/2022
Pedras Parideiras classificadas como Monumento Natural Local
Plus
Default
23/05/2022
Arouca Geopark acolhe Encontro de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal
Plus
A
26/04/2022
Cogumelos em estudo no Arouca Geopark
Plus
CV
05/04/2022
Arouca Geopark renova “cartão verde” da UNESCO
Plus
BTL
25/03/2022
Arouca Geopark marcou presença na maior feira de turismo do país
Plus