Nouvelles


Actualité

AROUCA CONSEGUE DOAÇÕES DE REDE DA UNESCO PARA MUSEU DESTRUÍDO NO RIO DE JANEIRO

14/09/2018
Votação

O Arouca Geopark viu aprovada, por unanimidade, na assembleia-geral dos 140 geoparques da UNESCO a sua proposta de que esses territórios doassem património ao recém-destruído Museu Nacional do Rio de Janeiro. A medida partiu da AGA - Associação Geoparque de Arouca e foi aprovada em Itália, durante o encontro da GGN – Global Geopark Network,  a rede que reúne os responsáveis pela gestão dos diferentes territórios com património geológico de relevância internacional reconhecido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

“Com esta iniciativa, pretendemos dar um sinal de solidariedade e inteiro apoio ao Brasil, por parte quer de Arouca, quer da GGN enquanto organismo internacional parceiro da UNESCO”, afirma a presidente da Câmara Municipal e da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém. “Para nós, portugueses, o Brasil é um país-irmão que tem ainda a particularidade de acolher uma grande comunidade arouquense, pelo que este é um gesto simbólico para ajudar a reerguer um museu ímpar no mundo”, acrescenta a autarca, a propósito do equipamento com 200 anos que, no passado dia 2 de setembro, viu destruído num incêndio um acervo com cerca de 20 milhões de peças.   

A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO são detentores de “peças e bens excecionais” pelo que representam um “património geológico ilustrativo da história do planeta” e se encontram, por isso, numa situação privilegiada para ajudar à reconstituição do Museu Nacional do Rio de Janeiro.   

O objetivo da medida, agora aprovada, é que cada um dos geoparques da rede ceda, pelo menos, uma peça do seu espólio à instituição brasileira, ajudando assim a constituir novas coleções dos departamentos de Geologia, Botânica, Entomologia, Paleontologia e Antropologia.

Os bens a doar pelo Arouca Geopark ainda não foram selecionados, mas há duas opções que ressaltam como mais emblemáticas do território: as “pedras parideiras”, um fenómeno geológico granítico único no mundo, onde nódulos negros destacam-se da “pedra-mãe” por efeito da erosão; e os fósseis de trilobites, animais marinhos que habitaram mares já inexistentes da Era Paleozoica e que, no território de Arouca, apresentam uma dimensão considerada “gigante”, quando comparada com o normal tamanho encontrado noutras partes do mundo.

plus de nouvelles

Feira das Colheitas 2018
14/09/2018
CONHEÇA O PROGRAMA COMPLETO DA 74.ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Plus
Zhangjiajie
12/09/2018
Arouca Geopark alarga parceria com assinatura de acordo de cooperação com geoparque chinês
Plus
Fam trip
10/09/2018
AROUCA GEOPARK ACOLHE VISITA DE OPERADORES TURÍSTICOS ALEMÃES
Plus
Ponte suspensa
29/07/2018
CONDICIONAMENTO DE CIRCULAÇÃO – CONSTRUÇÃO DA PONTE SUSPENSA (ATUALIZAÇÃO)
Passadiços do Paiva
Plus
passadicos do paiva
30/06/2018
PASSADIÇOS ELEITOS, PELO 3.º ANO CONSECUTIVO, O MELHOR PROJETO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
Plus
Eleições AGA.jpg
25/06/2018
ELEIÇÕES NA AGA PARA O QUADRIÉNIO 2018-2022
Plus
10º aniversário AGA
09/06/2018
AGA CELEBRA 10º ANIVERSÁRIO
Arouca Geopark
Plus
Exposição Morcegos às claras
27/03/2018
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO INTERATIVA 'MORCEGOS ÀS CLARAS'
Plus
wta
12/03/2018
PASSADIÇOS DO PAIVA NOMEADOS PARA OS WORLD TRAVEL AWARDS EM TRÊS CATEGORIAS
Plus
Mercado Local
01/03/2018
AROUCA AGRÍCOLA CELEBRA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO APÓS A REABERTURA COM MAIS DE 16 TONELADAS DE PRODUTO ESCOADO
Plus
Logotipos
26/01/2018
“CARTÃO VERDE” PARA O AROUCA GEOPARK
Plus
Ensino à distância
09/01/2018
3ª EDIÇÃO DO CURSO À DISTÂNCIA 'GEOPARQUES', DA UNIVERSIDADE DO MINHO
Plus