Noticias


Actualidad

Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis debatidos no Arouca Geopark, durante 3 dias

22/05/2019
29.jpg

Decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de maio, a Sessão Plenária da Conferência “Geonatura: destinos de natureza e estilos de vida saudáveis”, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.

Esta conferência é uma organização conjunta da AGA – Associação Geoparque Arouca e do Município de Arouca, apoiada pelo Norte 2020 e pelo Portugal 2020 e pretende “promover o debate, transferir conhecimentos e boas práticas nas áreas dos destinos de natureza, que conjuguem a fruição do património com os estilos de vida saudáveis”. 

Estiveram presentes na sessão de abertura, Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e da Câmara Municipal de Arouca, Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e Paulo Pereira, coordenador da UM Cidades.

Sessão de abertura

Margarida Belém referiu que “esta conferência marca os 10 anos de uma estratégia de desenvolvimento territorial, numa abordagem muito assente na valorização dos recursos endógenos e de valorização do património”. Acrescentou que “o Arouca Geopark é hoje uma referência para outros geoparques”, sendo a equipa da AGA, “altamente especializada, vestindo a camisola por Arouca”.

 Luís Pedro Martins apresentou a receita do trabalho desenvolvido por Arouca que “assenta nas diferenciações e riquezas de um território fantástico, com uma equipa de mulheres e homens com muita criatividade e energia, que resulta num projeto diferenciador”.

Da UM Cidades, entidade responsável pela atribuição do Prémio Município do Ano, Paulo Pereira referiu a “feliz conjugação entre o facto de Arouca ter sido considerado o Município do Ano 2018, pelo seu projeto geoparque, e a temática deste seminário sobre a valorização do território”.

Em seguida, a sessão plenária contou com a presença de Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, que apresentou a comunicação “A natureza e o bem-estar: desafios para a economia e para o fenómeno do turismo”. Rui Rosa Dias, do movimento Slow Food Porto, debruçou-se sobre a questão “A alimentação e os estilos de vida saudáveis – que futuro?” e Ester Alves, atleta do Salomon Suunto Portugal falou da “Atividade física nos destinos de natureza”.

Sessão plenária

Ao longo dos três dias da conferência, de 22 a 24 de maio, os participantes da conferência terão a oportunidade de assistir a comunicações, com temáticas sobre o turismo sustentável, destinos de natureza, agricultura, atividade física, alimentação e produtos locais. 

29.jpg

39.jpg

Além disso, este evento inclui momentos culturais e saídas de campo, como, rafting, canyoning, visitas interpretadas aos Passadiços do Paiva e à mina de ouro romana da Gralheira d'Água e um itinerário Geofood.

13

más noticias

7 maravilhas doces de portugal
08/05/2019
Dois doces arouquenses finalistas nas 7 maravilhas
Saber mas
passadicos do paiva
08/05/2019
Passadiços do Paiva com novos preços para a época alta
Saber mas
World Travel Awards
18/04/2019
Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards
Saber mas
Kit de desenho
17/12/2018
Neste Natal ofereça o Diário de Natureza - Rio Paiva
Saber mas
Passadiços do Paiva
28/09/2018
PASSADIÇOS DO PAIVA NOMEADOS A NÍVEL MUNDIAL PARA ‘MELHOR PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURISTICO’ e ‘ATRAÇÃO TURÍSTICA DE AVENTURA’
Arouca
Saber mas
Circuitos e horários Feira das Colheitas 2018
15/09/2018
TRANSFER DE AUTOCARRO GRATUITO NO SÁBADO E DOMINGO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mas
Feira das Colheitas 2018
14/09/2018
CONHEÇA O PROGRAMA COMPLETO DA 74.ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mas
Votação
14/09/2018
AROUCA CONSEGUE DOAÇÕES DE REDE DA UNESCO PARA MUSEU DESTRUÍDO NO RIO DE JANEIRO
Saber mas
Zhangjiajie
12/09/2018
Arouca Geopark alarga parceria com assinatura de acordo de cooperação com geoparque chinês
Saber mas
Fam trip
10/09/2018
AROUCA GEOPARK ACOLHE VISITA DE OPERADORES TURÍSTICOS ALEMÃES
Saber mas
Ponte suspensa
29/07/2018
CONDICIONAMENTO DE CIRCULAÇÃO – CONSTRUÇÃO DA PONTE SUSPENSA (ATUALIZAÇÃO)
Passadiços do Paiva
Saber mas
passadicos do paiva
30/06/2018
PASSADIÇOS ELEITOS, PELO 3.º ANO CONSECUTIVO, O MELHOR PROJETO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
Saber mas