Noticias


Actualidad

«Arouca está na moda, porque Arouca faz»

24/05/2019
Geonatura

«Arouca está na moda, porque Arouca faz». Foi desta forma que José Rosa, diretor do AVCOA - Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azemeis, se dirigiu aos participantes, na sessão de encerramento da Conferência Geonatura «Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis», que decorreu de 22 a 24 de maio, no Arouca Geopark. 

Ao longo de três dias, a interdisciplinaridade das temáticas abordadas em diversas áreas, como o turismo, o desporto, a nutrição, a agricultura e o desenvolvimento sustentável, cativaram a participação de perfis profissionais muito diversos (técnicos das autarquias e dos geoparques, investigadores, profissionais do setor turístico, amantes da natureza e desportistas, nutricionistas, professores, etc.), na partilha e debate de boas práticas, num tema tão inovador como «destinos de natureza e os estilos de vida saudáveis». 

No primeiro dia do evento, os painéis relacionados com a «Conservação da natureza, comunidades locais e turismo sustentável», moderado por Carlos Ferreira, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., e «Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis – da teoria à prática», moderado por Sílvia Cunha, da Câmara Municipal do Porto, definiram as comunicações apresentadas.

Alfredo Sendim, da Herdade da Freixo do Meio, moderou o tema «Agricultura, alimentação e produtos locais em destinos de natureza», e António Brandão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o tema «Atividade física nos Destinos de Natureza», durante a manhã do segundo dia. A tarde foi dedicada à descoberta do Arouca Geopark, através das saídas de campo - itinerário Geofood, rafting, canyoning e visitas interpretadas aos Passadiços do Paiva e à mina romana Gralheira d’Água. Estas atividades foram dinamizadas pelo Arouca Agrícola e os parceiros da AGA - Associação Geoparque Arouca, Clube do Paiva, Just Come, Centro de Interpretação Geológica de Canelas e ECDC – Portugal.

No último dia do evento, decorreu o «Seminário Valorização do Território», moderado por Ivo Oliveira, da UM-Cidades, no qual foram apresentados os projetos de desenvolvimento territorial dos municípios de Oliveira do Hospital, Santarém, Loulé, Praia da Vitória e Arouca. Em seguida, a Mesa Redonda trouxe a palco António Alves do ACES – Feira, Ivo Oliveira da UM-Cidades, Henrique Machado, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e João Portugal, do Turismo de Portugal, para debater os «Destinos de Natureza e Estilos de Vida Saudáveis», moderados por Cláudia Oliveira.

geonatura

Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Rosa, diretor do AVCOA e Paulo Pereira, coordenador da UM-Cidades, encerraram com ‘chave d’ouro’ esta conferência, tendo Margarida Belém desafiado os presentes «a criar um conceito de estilos de vida saudáveis», agradecendo «às equipas do geoparque, do município e aos parceiros por acreditarem em Arouca e vestirem a camisola por este território». Referiu, ainda, que «é fundamental criar e adaptar políticas municipais, que permitam ultrapassar os inúmeros desafios que se colocam aos destinos de natureza, de que Arouca é exemplo, para manter a qualidade de vida de quem reside, em plena articulação com a manutenção da qualidade de visitação, para que se usufrua de territórios com identidade e vida».

Geonatura

más noticias

29.jpg
22/05/2019
Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis debatidos no Arouca Geopark, durante 3 dias
Saber mas
7 maravilhas doces de portugal
08/05/2019
Dois doces arouquenses finalistas nas 7 maravilhas
Saber mas
passadicos do paiva
08/05/2019
Passadiços do Paiva com novos preços para a época alta
Saber mas
World Travel Awards
18/04/2019
Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards
Saber mas
Kit de desenho
17/12/2018
Neste Natal ofereça o Diário de Natureza - Rio Paiva
Saber mas
Passadiços do Paiva
28/09/2018
PASSADIÇOS DO PAIVA NOMEADOS A NÍVEL MUNDIAL PARA ‘MELHOR PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TURISTICO’ e ‘ATRAÇÃO TURÍSTICA DE AVENTURA’
Arouca
Saber mas
Circuitos e horários Feira das Colheitas 2018
15/09/2018
TRANSFER DE AUTOCARRO GRATUITO NO SÁBADO E DOMINGO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mas
Feira das Colheitas 2018
14/09/2018
CONHEÇA O PROGRAMA COMPLETO DA 74.ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS COLHEITAS
Saber mas
Votação
14/09/2018
AROUCA CONSEGUE DOAÇÕES DE REDE DA UNESCO PARA MUSEU DESTRUÍDO NO RIO DE JANEIRO
Saber mas
Zhangjiajie
12/09/2018
Arouca Geopark alarga parceria com assinatura de acordo de cooperação com geoparque chinês
Saber mas
Fam trip
10/09/2018
AROUCA GEOPARK ACOLHE VISITA DE OPERADORES TURÍSTICOS ALEMÃES
Saber mas
Ponte suspensa
29/07/2018
CONDICIONAMENTO DE CIRCULAÇÃO – CONSTRUÇÃO DA PONTE SUSPENSA (ATUALIZAÇÃO)
Passadiços do Paiva
Saber mas