Present
Percorrer os Passadiços do Paiva é descobrir uma paisagem de características singulares, que urge preservar e interpretar para a melhor podermos vivenciar. A Geomorfologia é a ciência que nos ajuda a interpretar as formas da paisagem, tendo sido, a principal temática abordada hoje, dia 21 de julho, ao longo da totalidade dos Passadiços do Paiva, através da realização de uma ação de Ciência Viva no Verão em Rede 2016.
Ao longo desta atividade de divulgação científica, os 25 participantes, tiveram a oportunidade de compreender a relação entre as diversas geoformas presentes no vale do Paiva com o tipo de rochas que compõem o seu substrato, bem como, o papel da rede de fracturação e de falhas que, muitas vezes, condicionam o seu curso e se relacionam com a ocorrência dos seus rápidos. Os desportos de aventura e a biodiversidade presente nesta área foram, também, temas tratados ao longo desta ação, com vista ao seu enriquecimento.
Esta atividade de Ciência Viva no Verão em Rede 2016 foi dinamizada pelo investigador da Universidade de Minho, Paulo Pereira e pela técnica do Arouca Geopark, Daniela Rocha.